Metodologia Luminova

Métodos inovadores

A Luminova traz uma proposta diferenciada de aprendizagem. Utilizando Metodologias Ativas, a sala de aula ganha uma nova perspectiva e o aluno torna-se o centro do aprendizado. Com isso o professor tem o papel mediador das discussões e descobertas diárias e os alunos passam a trabalhar de forma coletiva na construção do conhecimento.

Metodologias ativas são a base de todo o processo de aprendizagem

Sala de aula invertida, PBL: aprendizagem baseada em projetos; Desing Thinking e Gamificação são recursos utilizados para proporcionar ao aluno o papel de protagonista. Assim ele constrói sua trajetória de aprendizado.

Construção da Autonomia

Investimos na curiosidade e criatividade de nossos alunos. Incentivamos a investigação por meio de pesquisas, vivências, projetos e aulas diferenciadas. Nossos professores ganham um papel de influenciadores pois promovem situações práticas para debates e estimulam comunidades de aprendizagem.

Material Didático Inovador

A Luminova tem um material didático exclusivo que está disponível na versão digital e impressa* e que conta com QR codes, atividades extras gamificadas, indicação de vídeos e sites para aprofundamento e atividades para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Luminova Learning

Luminova Learning é o nosso aplicativo. Nele o aluno encontra todo o material digital, atividades extras e conteúdos complementares, acompanha as postagens do professor e verifica a realização de suas atividades e seu aproveitamento com o passar dos capítulos. *Para alunos até o 5º ano.

Inglês todos os dias (para Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais)

Em nossas aulas utilizamos um mix de 2 metodologias: A abordagem comunicativa – o professor cria situações comunicativas reais que motivam o aluno a produzir o idioma; e o CLIL – Content Language Integrated Learning – onde o aluno poderá vivenciar o idioma por meio de projetos integrados à outras disciplinas como: artes, música, ciências, matemática, história e geografia.

Parceria com a Editora Macmillan

Em parceria com a Editora Macmillan, nossa linha de materiais conta com livros físicos e digitais, e com uma plataforma on-line com conteúdo extra gamificado. Tudo para gerar a melhor experiência no idioma. No Ensino Médio, o foco é leitura e interpretação de textos para preparar nossos alunos para os vestibulares e para o ENEM.

Espaço Luminova

Uma proposta pedagógica inovadora pede um espaço de aprendizagem diferenciado. Nossa sala de aula ganha um novo nome Labspace – um espaço de vivências, aprendizagem coletiva e principalmente de experimentação significativa. Nossos alunos sentam-se em ilhas de aprendizagem, grupos circulares de 5 a 8 alunos para que juntos façam descobertas mediadas pelo professor influenciador.

Diferenciais Luminova

A base da metodologia Luminova se sustenta sobre as metodologias ativas, ou seja, estratégias pedagógicas em que os alunos são o centro da aprendizagem. Mas como isso funciona na prática? Em um dia comum em nossos Lab Spaces os alunos colaboram entre si, sempre com a mediação do professor, para investigar, discutir e demonstrar se alcançaram os objetivos da aula.

Nosso currículo, em todas as etapas, está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. No Novo Ensino Médio, os alunos poderão escolher seus itinerários formativos, cursar disciplinas eletivas especialmente desenvolvidas pela Luminova, e desenvolver habilidades adequadas à Quarta Revolução Industrial.

Para os nossos alunos do Ensino Fundamental II, um dos momentos mais especiais é a Aula de Inspiração, onde podem desenvolver sua criatividade e suas habilidades socioemocionais através do trabalho coletivo. Durante a semana eles desenvolvem colaborativamente o projeto proposto e na Aula Show apresentam os resultados parciais e recebem o feedback e apontamentos do que foi produzido.

Os alunos do Ensino Fundamental I e II têm Aulas de Criação, no qual terão a oportunidade de aprender a construir games, inventar e reinventar brinquedos dentro da perspectiva da cultura maker, e desenvolver seu pensamento computacional.

Nosso processo de avaliação vai muito além das notas dos alunos. Na Escola Luminova o aluno é avaliado em diversas perspectivas, onde entendemos seu desenvolvimento como um todo, inclusive com o aluno sendo responsável por sua autoavaliação com o objetivo de estimular seu autoconhecimento e suas habilidades socioemocionais.

Na Luminova, a tecnologia anda de mãos dadas com a proposta pedagógica. Os alunos, por exemplo, possuem um tablet para utilizar quando solicitado pelo professor no Lab Space. Dessa forma, o uso da tecnologia sempre está atrelado a uma necessidade pedagógica prevista no planejamento.

Plataformas integradas ao material didático

Visando estabelecer um diálogo cada vez mais próximo da família, a Escola Luminova disponibiliza um aplicativo que promove essa interface de comunicação, seja com o pedagógico ou com o administrativo, além da ouvidoria geral.
É um canal de comunicação entre escola – família – escola, exclusivo para os responsáveis pelo aluno.

Assista ao vídeo

São jogos digitais para a Educação Infantil que contemplam o desenvolvimento de habilidades importantes para essa faixa etária, como o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da lógica-matemática, da psicomotricidade e das relações socioafetivas.
Os jogos e atividades acontecem em ambientes colaborativos, contribuindo para que se desenvolvam a interação, a escuta, a observação, a autonomia, a empatia e os princípios éticos.

 

Assista ao vídeo

O Educacross é uma plataforma complementar para aprendizagem de Matemática baseado em jogos para os alunos do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental. O aluno poderá utilizá-lo durante a aula e em atividades enviadas para casa de acordo com orientação do professor.

 

Assista ao vídeo

A plataforma Árvore de Livros é uma biblioteca virtual com títulos já classificados por idade e ano letivo, que com orientação de nossos professores, levará nossos alunos a desenvolver cada vez mais a competência leitora.

Com um acervo de mais de 30 mil títulos e possibilitando um acesso ao mundo literário inigualável, a parceira Árvore de livros chega para ampliar a possibilidades de projetos de leitura para nossos alunos do Fundamental 2 e semi-integral.

UBBU é uma plataforma educacional de iniciação à Ciência da Computação. O UBBU ensina e prepara as mentes jovens, de 6 a 12 anos, a usar a tecnologia em todas as suas formas para enfrentar desafios complexos. A ideia é torná-los pensadores lógicos, solucionadores de problemas e cidadãos conscientes e habilidosos.
O currículo completo do Ubbu apresenta seis níveis de Ciência da Computação e exploração da programação. Alunos de 6 a 12 anos podem começar o Ubbu a qualquer momento e as aulas se adaptam a sua idade para garantir que todos os desafios sejam feitos sob medida para seu nível de aprendizagem.
*Disponível para alunos que participam do Semi-Integral.

 

Assista ao vídeo

Uma das grandes novidades para 2022, o Aplicativo Luminova Learning, está alinhado com a nossa proposta tecnológica de aumentar e melhorar a fluência digital no processo de aprendizado dos nossos alunos. Aqui os alunos terão uma melhor gestão da rotina de estudos, terão acessos a videoaulas, exercícios online com feedback imediato, avaliações ao final de cada volume, livros digitais disponibilizados na plataforma e muito mais!

Assista ao vídeo