Blog Luminova Interlagos

Quando usar o celular na aula ?

Quando faz sentido o uso de celular e tablets na escola…

Embora a geração Alpha, composta por crianças nascidas a partir de 2010 -estudantes do 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo- já nascem inseridas em um cotidiano rodeado pela tecnologia e demonstram maior facilidade e até mesmo habilidade em utilizar esses dispositivos, é necessário que haja maior cuidado por parte de seus responsáveis no que diz respeito ao conteúdo consumido ou gerado por elas nas redes.

Já à escola, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cabe promover o uso crítico, consciente e proativo da informação e da comunicação da sociedade conectada..

É evidente que os alunos de hoje constroem novas relações com o meio – pessoas e informações e portanto, a partir disso, precisamos reestruturar o espaço e discutir novos formatos de educação, pois não faz mais sentido que o aluno esteja passivo diante do conteúdo, enfileirado e apenas ouvindo o que o professor tem a dizer.

Professora Rosângela com alunos do oitavo ano, unidade Interlagos.

E qual o papel da escola na relação celular versus educação?

Para Rafael Braganholi, Diretor da Unidade Interlagos, o uso é importante porque traz versatilidade para aulas. Com a possibilidade de responderem rapidamente Quizzes, Mapa de Palavras, imagens interativas, a assimilação de certos tipos de conteúdo fica mais fácil e divertida.

O celular pode ser um aliado também no desenvolvimento da autonomia, uma palavra presente em praticamente todos os sistemas de ensinos mais modernos. A medida que o aluno é provocado a encontrar suas próprias respostas, a não esperar que tudo lhe seja dado pronto, a tecnologia ajuda. “O aluno de hoje é o adulto do amanhã. Repare que o mundo contemporâneo exige que tenhamos certa autonomia, não podemos apenas responder comandos, como faça isso, ou faça aquilo. Espera-se de um profissional hoje, que observe problemas e apresente soluções, independente de ter sido cobrado por isso. E é precisamente essa competência que trabalhamos desde cedo. Encontramos um aliado na tecnologia”.

Contudo, há também cuidados que as famílias e a escola devem tomar. É fácil que o celular seja usado para distrações. “Redes Sociais e jogos viram vícios, se não forem usados adequadamente. “É importante que esses aplicativos fiquem do lado de fora da sala de aula, sob pena de comprometer o processo de aprendizagem”, complementa o Diretor.

Além disso, o uso frequente de celulares e tablets, consumo de internet e mídias sociais traz luz para outros debates importantes no convívio em sociedade. Bullying, agressão ou comportamentos hostis, por exemplo, também estão presentes em ambientes digitais. Combater isso é tão importante quanto combatê-lo no ambiente escolar.

Opinião das nossas mães

Separamos aqui uma pequena coleção dos depoimentos das nossas queridas mamães. São depoimentos reais e espontâneos que chegam pelo nosso Instagram, Facebook, Google e Whatsapp.

Leia mais »

Uma Escola Acolhedora

Você acha delicado mudar os seus filhos de escola? “A mudança de colégio tem um impacto profundo e imediato na vida do seu filho. Ele

Leia mais »

O Novo Ensino Médio

Você sabe o que é o Novo Ensino Médio?  O Novo Ensino é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao aluno

Leia mais »

Escola particular, quanto custa?

“Somos pioneiros nesse modelo que ganhará muito espaço no Brasil nos próximos anos: baixo custo e proposta pedagógica de alto padrão.” Esse é um assunto

Leia mais »

Compartilhe: